Se você está pesquisando sobre o mercado de afiliados, possivelmente já se deparou com a distinção entre afilado árbitro e afiliado autoridade.

Neste post vamos entender as características de um afiliado árbitro, bem como os prós e contras de se tornar um.

Que ser afiliado é uma forma de gerar renda utilizando a Internet para vender produtos, isso você já sabe.

Que entender sobre marketing digital é indispensável para ter sucesso nesse mercado, também.

Então agora vamos explorar um dos caminhos possíveis que você pode seguir dentro do marketing de afiliados.

A depender do estágio em que você se encontra na sua jornada para empreender online, e também de certos aspectos sobre você e suas preferências, ser um afiliado árbitro pode ser a melhor escolha para você (ou não, vamos já descobrir).

 

Quais as Características do Afiliado Árbitro?

Resultado de imagem para var pictures"

Ao que me parece, o nome “afiliado árbitro” está relacionado ao fato de que esse tipo de empreendedor digital pode escolher e transitar entre diversos nichos, podendo facilmente estar inserido em mais de um.

Diferente do afiliado autoridade, que se especializa em um único assunto para se tornar…isso mesmo, uma autoridade em seu nicho!

Para ser um afiliado árbitro, não é necessário ser um expert em nenhuma área e ser reconhecido nela.

Na verdade, na verdade mesmo, ele não precisa sequer aparecer.

O árbitro tem por característica ser anônimo, sua principal atividade é por o produto em frente das pessoas certas.

E, claro, fazer um trabalho de convencimento com elas para converter acessos em vendas.

O usuário faz a compra e nem sabe que existe uma pessoa intermediando ela.

Todas essas características tornam esse modelo ótimo para quem não quer gravar vídeos e aparecer nas redes sociais.

Mas se ele aparece, como o afiliado árbitro consegue captar pessoas para que elas vejam seus anúncios e páginas de vendas?

 

Estratégias de Tráfego Pago

Como sabemos, tráfego é tão importante em um negócio digital quanto o coração no corpo humano.

Sem tráfego, sem pessoas para ver seus anúncios e ofertas e, consequentemente, sem vendas.

Assim, como não produz conteúdo para a Internet como faz o afiliado autoridade, o árbitro consegue tráfego comprando-o.

E por isso também podemos entender esse tipo de afiliado como uma espécie de investidor.

Porque ele investe dinheiro em tráfego esperando ser recompensado com vendas, que irão não só cobrir os gastos com tráfego, mas também gerar lucro.

Pelo menos essa é a expectativa!

Mas veja bem, essa expectativa não é fundada simplesmente no desejo de vender, mas em um trabalho bem fundamentado em 3 aspectos extremamente importantes.

 

O que é preciso para ser um afilado árbitro?

Para essa equação toda funcionar, não basta clicar alguns botões, colocar um anúncio no ar e esperar que as coisas aconteçam magicamente.

É preciso ter bons conhecimentos de Copywriting, Funil de Vendas e cálculo de ROI.

1. Copywriting – Escrita Persuasiva

Embora não seja exigido do árbitro que ele seja um expert no nicho que escolheu para anunciar, ele tem de entender minimamente seu público alvo.

Saber qual a linguagem usada dentro daquele nicho, quais as dores, quais os desejos e o que aquela audiência busca alcançar é o primeiro passo para a escrita de textos persuasivos.

Se você acha que fazer uma copy matadora é só usar um punhado de gatilhos mentais, já adianto que não é bem por aí.

Principalmente com os consumidores ficando cada vez mais exigentes e alertas ao fazerem uma compras online.

Recomendado: E-book Copywriting para Afiliados, para aprender os fundamentos básicos de uma copy de impacto.

Ou você entra de cabeça nisso a aprende a fazer com que as pessoas se conectem com sua copy, ou você vai quebrar muita cabeça e ter pouco resultado.

Copywriting não se restringe ao texto na página de vendas, ela começa desde a Headline que está no anúncio até o a chamada para a ação de compra.

2. Funil de Vendas

Um dos conceitos que todos os empreendedores digitais precisam entender desde o princípio, especialmente o afiliado árbitro, é o de funil de vendas.

Um funil de vendas tem algumas etapas e em cada uma delas, algo é exigido do potencial comprador.

Deste parar de rolar o feed para ver um anúncio específico, até tirar o cartão de crédito do bolso para fazer a compra, existe toda uma jornada e uma história que você, enquanto afiliado árbitro, precisa saber conduzir.

E, para isso, é necessário ter dados sobre todas essas etapas e saber lê-los.

É importante entender os dados para identificar o que está indo bem e onde devem ser feitas mudanças para que o desempenho dos anúncios melhore.

Desde a segmentação do anúncio, as palavras-chave utilizadas, a taxa de cliques, tudo entra em consideração.

3. ROI – Retorno sobre o Investimento

Se comprar tráfego em forma de anúncios é um investimento, então em algum momento será necessário fazer cálculos para saber se este investimento está valendo a pena.

A forma mais simples de entender o conceito de ROI é, no caso do afiliado, a seguinte:

Se o valor gasto com anúncios for menor que o valor que se recebe em comissão, tem-se um ROI positivo, o que quer dizer que vale a pena continuar com o anúncio;

Caso o valor gasto com tráfego para conseguir uma compra seja maior que o valor da comissão, tem-se um ROI negativo, isto é, prejuízo.

No entanto, o cálculo não é tão simples assim na prática.

Considerando alguns fatores como compras em boleto (somente uma fração dos boletos gerados é de fato compensada) e LTV (lifetime value), esse cálculo pode ficar muito mais complexo.

Desse modo, se você quer ser um afiliado árbitro, vai precisar entender muito bem seus números e levar em conta todas as variáveis envolvidas para saber tomar boas decisões.

Caso contrário, corre o risco de perder dinheiro, se frustrar e acabar desistindo.

Compras Imediatas

Quem trabalha comprando tráfego, busca colocar a bola para rolar logo. O intuito é obter vendas rápidas, o que de fato acontece.

Mas falando assim, faz parecer que comprar tráfego é uma fórmula mágica para enriquecer rapidamente.

Garanto por experiência própria que não é! Se você entrar com esse mindset e não souber colocar todas as peças para funcionar de forma correta, essa é, na verdade, uma fórmula ótima forma para falir rapidamente. Haha!

Portanto, considerando todos esses aspectos, tenha em mente que trabalhar como afiliado árbitro requer conhecimento e trabalho árduo.

Requer também alguma quantia de dinheiro para investir.

Se você acertar tudo de primeira, consegue começar somente com seu cartão de crédito, se não tiver nenhum dinheiro guardado. Particularmente acho essa uma forma muito arriscada de começar.

Uma outra opção é que você guarde alguma quantia para investir nos anúncios e, idealmente, use uma parte dela para se educar mais sobre o assunto.

Os cursos de qualidade podem encurtar uma boa parte do caminho e lhe poupar perdas significativas.

Mais importante do que aprender o que fazer, no começo, você precisa saber o que não fazer. Então por isso recomendo que antes de tudo estude bastante.

Quais as melhores plataformas para compra de tráfego?

Existem muitas formas de comprar tráfego qualificado para suas páginas de vendas. Todas são eficientes a depender da sua estratégia.

As mais famosas e largamente utilizadas no mercado de afiliados são:

Facebok Ads

O Facebook e o Instagram juntos são as redes socias mais utilizadas pelos brasileiros. São 64 milhões de usuários mensais só no Instagram.

Então seja lá qual for o seu público, ele vai estar lá.

Em termos de funcionalidades e possibilidades de alcance, para mim o Facebook é a melhor plataforma para fazer anúncios.

Os algoritmos usados nos bastidores da “máquina azul” conseguem identificar os usuários mais propícios a comprarem o seu produto, se você souber mexer com a ferramenta.

Na minha opinião é um veículo de tráfego poderosíssimo, que pode trazer resultados incríveis.

Google e Youtube Ads

Dentro do Google Ads é possível fazer anúncios para as pesquisas feitas no Google e no Youtube.

Essa é uma maneira excelente de comprar tráfego, uma vez que o público que faz pesquisas nessas plataformas geralmente está buscando algo em específico, a resolução para um problema, por exemplo.

Isso torna o tráfego do Google uma audiência altamente qualificada para ver suas ofertas.

O segredo é atrair a atenção dos usuários para seu site e se certificar de fornecer uma resolução efetiva para a dor deles.

Os anúncios do Google são posicionados com base em palavras-chaves que o anunciante define. E você é cobrado por cada click no seu link (Google e Youtube) e visualização completa do seu anúncio em vídeo (Youtube).

Influenciadores Digitais

Uma forma menos intuitiva de comprar tráfego, porque não envolve se cadastrar em uma plataforma e configurar um anúncio.

Ao usar influenciadores para divulgar seus produtos, você vai estar usando a autoridade deles e a confiança que a audiência deposita neles para gerar desejo no produto que você está promovendo.

Você pode estar pensando: “mas trabalhar com influenciadores não é uma coisa para grandes empresas com muito capital disponível?”

Definitivamente não!

Existem influenciadores com todos os tamanhos de público. Existem inclusive os micro influenciadores, que têm uma gama menor de seguidores, mas com bastante engajamento, o que você pode usar a seu favor.

Vantagens e Desvantagens de ser um Afiliado Árbitro

Por fim, e considerando alguns pontos já mencionados, destaco o que de mais importante deve ser levado em conta ao se tornar um afiliado árbitro.

Vantagens

  • É um modelo mais rápido de conseguir vendas, é possível ter vendas nas primeiras 24 horas;
  • Não há necessidade de ser uma autoridade no assunto ou ter uma larga gama de seguidores;
  • Não requer produção contínua de conteúdo para atrair novas pessoas;
  • Não precisa aparecer, é possível trabalhar de forma anônima;
  • Poder de alta escala.

Desvantagens

  • Você arriscar seu dinheiro;
  • Depende inteiramente das plataformas de anúncio, no dia que parar de anunciar, também para de vender;
  • Pode encontrar bastante saturação em alguns nichos e, com isso, ter de pagar caro para ter seus anúncios distribuídos;
  • Há uma curva de aprendizagem até que você domine todas as habilidades necessárias. Nesse meio tempo, é possível perder bastante dinheiro e ser tirado da jogada.

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *