Nesse post você vai descobrir exatamente como é possível gerar tráfego para seus links e como ganhar dinheiro no Pinterest.

O Pinterest é uma ferramenta de busca como o Google e o Youtube e, embora o conteúdo dentro da plataforma seja composto por imagens, sua similaridade com o Instagram e o Facebook para por aí.

Isso porque a intenção dos usuários que acessam a ferramenta para fazer buscas é a de encontrar uma solução para algum problema ou para buscar inspiração para algo.

Além do mais, o Pinterest é uma rede social em ascensão, com mais de 300 milhões de usuários ativos, sendo 38 milhões destes no Brasil.

Então se você não está usando o essa rede social na sua estratégia de tráfego, você está deixando de utilizar uma fonte de clicks bastante interessante e com muito espaço para crescimento.

Como funciona o Pinterest

Assim como no Google e no Youtube, as pessoas não vão ao Pinterest para ver fotos dos seus amigos, elas vão com alguma demanda específica para solucionar.

Os usuários do Pinterest procuram por inspirações ou por resoluções para seus problemas do dia-a-dia.

Desse modo, o Pinterest é uma plataforma perfeita para você responder às questões que os usuários digitam, podendo indicar um produto do qual você é afiliado como uma solução mais completa para determinado problema.

Anatomia do Pin

Todas as imagens no Pinterest são clicáveis e elas são chamadas de “pin”. Se alguém encontra um pin seu em uma pesquisa, ele pode clicar para ampliar a imagem, onde vai ver sua descrição e o link que você colocou.

Nesse link você pode colocar a url da página de vendas que você está promovendo, de um artigo no seu site, de um post no Facebook ou de um vídeo do Youtube.

A estratégia de por o link de afiliado diretamente no pin funciona para produtos de ticket mais baixo como E-books.

Obs: Se você escolher usar essa estratégia, tenha cuidado para não abusar porque o Pinterest pode identificar essa atividade como Spam.

Ou seja, a sua tarefa para conseguir tráfego para seu site ou link de afiliado é conseguir atenção para os seus pins.

Como funciona o Tráfego no Pinterest

Uma maneira de seus pins serem vistos é através das notificações que os seguidores do seu perfil recebem quando você anexa um novo pin.

Crescer o número de seguidores vai ser algo que vai lhe dar vantagens dentro da plataforma.

No entanto, você não precisa ter vários seguidores para que seus pins sejam vistos, na verdade você pode conseguir visualizações no seu pin mesmo sem nenhum seguidor.

Isso porque como você já sabe, o Pinterest é antes de tudo uma ferramenta de busca. As pessoas podem encontrar suas publicações digitando uma busca simples.

Outra forma de seus pins serem vistos é através do sistema de sugestões do Pinterest. Assim como o Youtube mostra os vídeos sugeridos, no Pinterest, ao abrir um pin, abaixo dele serão apresentados pins relacionados.

Como Aumentar o Alcance dos seus Pins

Existem algumas medidas que você deve tomar como uma conta iniciante a fim de buscar uma bom posicionamento nas buscas.

Se você acha que isso tem a ver com SEO, acertou em cheio!

A primeira tarefa é otimizar o seu perfil. Crie uma conta comercial para que você possa usar a ferramenta Analytics que o Pinterest. Com isso você vai poder acompanhar o desempenho dos seus pins.

Coloque no nome do perfil palavras-chave relacionadas ao seu nicho. Na biografia, também utilize palavras-chave pertinentes ao seu assunto, para que o algoritmo do Pinterest identifique qual a especialidade do seu perfil e saiba para quem recomendar seu conteúdo.

Crie pelo menos 11 pastas com tópicos diferentes e salve nelas pins de outros perfis que estejam no mesmo nicho. Escreva descrições ricas para essas pastas, utilizando as palavras-chave que estão nas descrições dos pins que você salvou nelas.

Como todo mecanismo de busca, para você se posicionar bem nas pesquisas, vai ter que sempre trabalhar bem as palavras-chave no Pinterest.

Como Tornar Seus Pins mais Atraentes

Além de ser encontrado na busca, seu pin precisa ser clicado. O CTR (proporção entre a quantidade de pessoas que visualizam e quantas clicam) é outro fator que influencia seu posicionamento nas buscas.

Por isso, tente sempre criar imagens interessantes e que aguçam a curiosidade das pessoas. Busque nos bancos de imagem fotos de qualidade e com aparência profissional.

Relacionado: Como Criar Pins Que Recebem Muitos Clicks

Tenha em mente que diferente de outras redes sociais, no Pinterest as imagens com rostos de pessoas não têm tanta conversão. Use imagens relacionadas ao assunto do post, para que o usuário saiba o que esperar.

Receba milhares de visitas no seu site através do Pinterest

Se você enxerga o potencial do Pinterest para alavancar o tráfego do seu site e, consequentemente, aumentar suas vendas, você precisa levar seu trabalho na plataforma a sério.

Principalmente se você estiver começando, o Pinterest pode fazer uma grande diferença no seu negócio. Há perfis que possuem mais de 1 milhão de visualizações mensais em seus pins, imagina o poder disso para gerar vendas!

Mas o sucesso na plataforma não acontece da noite para o dia. Você vai precisar ter um perfil ativo na rede social e entender bem como tudo funciona.

Se você quer um passo a passo de como crescer seu perfil no Pinterest e aumentar o tráfego orgânico do seu blog, eu recomendo este e-book. São mais de 100 páginas com todos os truques e segredos para sair na frente dos concorrentes e estabelecer sua presença em uma rede social em ascensão.

Obs: o link do e-book é um link de afiliado, eu recebo uma comissão quando uma compra é feita. Se você comprar por esse link, envie um email para aefnainternet@gmail.com que eu vou lhe enviar um bônus de 5 Templates de Pins de Alta Conversão para você editar com o seu próprio conteúdo.

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *