Sua empresa virtual com a computação nas nuvens

Se sua empresa é pequena, ou está no início, uma boa alternativa é usar recursos virtuais, ou como está sendo chamado (Computação nas Nuvens). Além de não se preocupar com softwares ou dados em seu computador, você poderá utilizá-los de qualquer lugar com facilidade mesmo fora do escritório.

O ruim é que se você estiver offline (Desconectado da Internet), não poderá acessá-las. Mas cada vez mais, essas aplicações já contam com recursos para quem quer trabalhar desconectado.

Veja algumas formas para transformar o seu negócio em virtual.

1 – Conheça a recepcionista virtual

Você pode ter uma pequena empresa, mas com as ferramentas corretas de telefonia sua empresa parecerá fazer parte da lista das grandes companhias.

O Skype é uma boa opção para as ligações internacionais. Você precisa baixar o software para a sua máquina, mas os seus contatos e o histórico de ligações ficam armazenados no servidor do Skype, que podem ser acessados de qualquer computador.

As ligações entre usuários do Skype são gratuitas. Para receber ligações de quem não usa o Skype, você precisa comprar um número SkypeIn, cujo preço começa a partir de 3 dólares (menos de 6 reais) por mês.

Para fazer ligações para telefones fixos ou celulares, você precisa comprar um plano de minutos SkyeOut (veja lista com preços).

A qualidade depende da conexão de internet da empresa. Quanto maior a sua banda, a tendência é ter melhor qualidade de voz.

Outra sugestão é o GrandCentral, do Google, um serviço gratuito de voice mail. Ele pode tocar em até três telefones diferentes até encontrar você ou levar quem está chamando diretamente para a caixa postal.

O serviço, por enquanto, está em fase de testes, com poucas pessoas tendo acesso. Para usá-lo, é preciso receber o convite de algum usuário que está participando dos testes. (Quer tentar, clique aqui

2 – Aplicativos gratuitos

Você não precisa mais de um laptop com pacotes de software tradicionais. Aplicações como Google Docs e Zoho Office transformam o seu browser em um processador de texto, numa planilha de cálculo ou em outro software para desktop, deixando seus documentos acessíveis de qualquer computador.

O Google Docs conta com um processador de texto, uma planilha de cálculo e um programa de apresentações.

O Zoho oferece tudo isso e muito mais, como e-mail, gerenciamento de projeto, um wiki, web conference e outras aplicações.

Essas aplicações não são tão poderosas como as que vêm na caixa do tradicional Microsoft Office (ou mesmo no pacote gratuito OpenOffice).

O Google Docs, por exemplo, pode enviar um e-mail de alerta quando alguém faz alterações em um documento. Tanto a solução do Google, como a da Zoho, oferecem acesso offline.

Faça o download e instale o Google Gears e você será capaz de abrir seus arquivos quando uma conexão web não estiver disponível. Depois, é só sincronizá-los novamente quando se reconectar.

Vale lembrar: ambos são 100% gratuitos. Sabe o porquê? A web está cheia dessas aplicações colaborativas.

3. Reuniões virtuais (Vídeo Conferência)

Atualmente, a maioria das empresas utiliza-se de reuniões virtuais. Uma boa opção para este tipo de encontro é o FreeConference.com.

O serviço padrão gratuito permite que você agende contatos por mais de quatro horas com os seus 150 amigos mais próximos.

Se você quiser gravar a sessão terá que pagar 9 dólares ao mês. Contatos para números telefônicos fixos custam 10 centavos de dólar por usuário o minuto.

Se quiser mostrar apresentações do PowerPoint ou fazer apresentações ao vivo, o FreeConference.com está oferecendo o SharePlus, um aplicativo para desktop em fase beta ainda, sem nenhum custo.

4 – Compromissos na Web usando calendário virtual.

Com o Google Calendar você pode controlar as reuniões e compromissos de todos os funcionários da sua organização de forma compartilhada.

A solução web do Google envia alerta para a caixa de e-mail dos funcionários ou para o telefone celular quando alguém esquece um compromisso.

Ao contrário do Google Docs, o serviço de calendário do Google não funciona quando você está offline, o que não permite que você acesse seus compromissos quando você está voando.

Felizmente, há uma boa alternativa: o Scrybe, que permite que você acesse seus compromissos mesmo quando está offline. Basta sincronizá-lo, quando se conectar. A má notícia é que assim como o GrandCentral, ele está em versão beta teste para poucas pessoas ainda.

ChiaraC

Sonhadora e empreendedora digital. Possui um canal no YouTube com o mesmo nome deste blog (Aprenda e Faça). Ama compartilhar o que aprende nessas suas andanças pela Internet e pela vida. Incentiva seus leitores e espectadores que não só consumam conteúdo, mas também coloquem em ação.

Deixe uma resposta